VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

BISCOITOS DE AREIA DA VÓ DIDINA




Receita da minha Bisavó Orlandina Fonseca a vó Didina.Essa receita da minha vó, tem a cara e o cheiro do Natal, sempre que minha tia Astréa fazia, o perfume tomava toda a casa. Na véspera do Natal, eu já acordava pensando em comer os deliciosos biscoitinhos de areia na casa da minha tia que tinha por costume fazê-los sempre pra véspera de Natal e também em festas e reuniões da família. Quando comecei a me atrever mais na cozinha, foram as receitas de minha vó as primeiras que fiz e os biscoitinhos de areia encabeceiam a lista!Essa receita é gourmet. Os biscoitos são um primor! E ficam como feitos por profissional. Não dá errado e são deliciosos!A vanilina é baunilha em pó encontra-se para vender em casas especializadas e nessa receita faz toda a diferença.

INGREDIENTES:

300 grs. de farinha de trigo
200 grs. de manteiga sem sal fria
100 grs. de açúcar
1 colher de chá de vanilina em pó
Açúcar cristal para passar os biscoitos
Margarina para untar a assadeira


MODO DE FAZER:









Numa bacia junte a farinha com o açúcar, a manteiga e a vanilina. Misture bem.



Comece a trabalhar a massa com a ponta dos dedos em seguida com as mãos, até formar uma massa homogênea.






Modele os biscoitos pequenos fazendo travesseirinhos, passe-os no açúcar cristal e disponha numa assadeira bem untada com margarina apenas uma vez para todas as fornadas.
Leve para assar em forno pré aquecido a 200ºC por 10 minutos e abaixe o fogo para 180ºC quando colocar os biscoitos.
Os biscoitos estarão prontos assim que começarem á amorenar por baixo.(Levante um para saber).
Os biscoitos saem moles do forno, conforme esfriam ficam durinhos. Se deixar assar demais ficam muito duros e com gosto alterado.
Eles crescem, mantenha espaço entre eles.


Os biscoitos assam muito rápido; no meu forno ficaram 14 minutos.




4 comentários:

Unknown disse...

Mas é certo que vou fazer, eu não dispenso estas receitas mais antigas, são extremamente saborosas. Minha avó amava a cozinha, como minha mãe e como eu. Que espetáculo Marlene.
Beijos e beijos.

Val disse...

nossa to visitando seu espaço e to amando so delicias, e esses biscoitos ta um arrazo..parabens seu blog é show;

Anônimo disse...

Fico perplexa com sua capacidade de fazer essas receitas com tanto capricho e de forma especial, que dá vontade fazer na mesma hora, mas que aqui no Japão n tenho tempo nem espaço em minha mini-cozinha. Mas qdo chegar no Brasil quero fazer todas suas receitas e seguir passo a passo. Vc parece ser uma pessoa adorável que todas nós podemos admirar e parender muito. Obrigada por existir em nossas vidas, eu sou a Stella Sato do Cyber cook, passando p/ matar a saudades de vc e de suas receitas. Bom final de semana, a gente se fala lá no nosso cantinho Cyber Cook ok. Beijos no coração!

Jess disse...

Olá, Marlene!
Gostaria de saber em mais ou menos quantos minutos posso começar a checar se os biscoitos estão morenos por baixo!
Eu sou meio novata na cozinha e me falta noção desse tipo de coisa...
Obrigada, adoro seu blog e suas receitas!


Bem Vindos-2530