VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

domingo, 22 de junho de 2014

BOLO DE CHOCOLATE SEM FARINHA COM CALDA DE BRIGADEIRO









Olá amigos queridos que vem aqui me visitar e ver minhas receitinhas. Hoje eu coloquei esse bolo fantástico sem farinha de trigo, que eu tenho a receita há muitos anos. Ele é rápido e fácil de fazer principalmente, porque é de liquidificador. Fica uma massa tão fofa e tão homogênea que até para confeitar é mais fácil. Eu faço um brigadeiro mole e jogo por cima ... nem imaginem como fica...façam. Dá um belo bolo de aniversário, sem perigo de erro. Excelente para qualquer comemoração. 30 minutos na cozinha que tal?

INGREDIENTES:
Usei forma de 26 cm de diâmetro bem untada (só untada, não leva farinha)




6 ovos se forem pequenos use 7
100 g de coco ralado seco desidratado sem açúcar
100 g de margarina vegetal
6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de Nescau (achocolatado em pó com açúcar)
1 colher de sopa de fermento em pó químico

Não - Não leva leite, não leva farinha de trigo.

COBERTURA: 
1 lata de leite condensado
100 ml de leite de gado
3 colheres de sopa de Nescau (achocolatado em pó com açúcar)
1 colher de sopa de margarina vegetal

MODO DE FAZER:



No liquidificador junte os ovos, a margarina, o açúcar, o Nescau, o coco ralado e o fermento em pó.



Mexa tudo muito bem com uma espátula e com o liquidificador desligado e então liquidifique. Certifique-se que nas laterais do liquidificador não agarrou ingredientes sem liquidificar, se aconteceu, desligue o liquidificador da tomada e mexa com a espátula para incorporar tudo à mistura e dê mais uma liquidificada rápida, até que fique uma mistura totalmente uniforme.


Despeje a massa na forma untada. E asse em forno pré aquecido em temperatura alta por 10 minutos e quando colocar o bolo reduza a temperatura para 205° e asse por 35 minutos. 

OBS: o bolo assa rápido e é tão sensível quanto pudim. Ele vai subir e depois abaixar um pouco observe que ele fica retinho depois.


FAÇA A COBERTURA:


Depois de assado desenforme e coloque no prato de destino.


Fure o bolo muito bem com auxílio de uma garfo nas laterais e em cima.



Numa panela leve os ingredientes da calda ao fogo brando mexendo sempre. O brigadeiro vai subir quando a mistura ferver, porque tem leite vá controlando a temperatura do fogo para não derramar e não queimar. O ponto é de brigadeiro mole, engrossa um pouco, mas não aparece o fundo completamente da panela. Retire do fogo logo e aplique no bolo já furado. porque o brigadeiro mesmo sendo mole vai endurecer um pouco mais depois.



 
Depois eu decorei a borda superior com chocolate granulado. Com uma colher de café fui colocando o granulado pelas beiradas.


Arrumei um caminho de croché bonito na mesa e olha como ficou lindo!



Vai um pedaço aí? 

quinta-feira, 19 de junho de 2014

PUDIM PAVÊ DE CHOCOLATE









Olá amigos tudo bem com vocês? Eu venho hoje com esta receitinha maravilhosa, mas que deu um trabalho para acertar as medidas e a textura. Mas valeu a pena. O primeiro que fiz ficou com uma aspecto horrível, mas estava tão gostoso que resolvi investir mais um pouco até ajustar a receita para dar certo. Fica muito bom e é feito muito rápido do jeito que eu gosto.


INGREDIENTES:
Usei forma de 22 a 24 cm de diâmetro caramelizada


1 lata de leite condensado
500 ml de leite de vaca
4 ovos
150 ml de vinho branco ou 100 ml de rum (pode usar mais vinho/rum ou menos, é opcional)
1 pacote de 150g de biscoito champanhe quebrados em pedaços pequenos
150 g de chocolate 1/2 amargo ou ao leite é opcional picado em pedaços pequenos ou ralado no ralo grosso

MODO DE FAZER:


Com 1 xícara de açúcar e 1/2 xícara de água faça a calda. Leve ao fogo brando sem mexer até ficar da cor de guaraná retire do fogo ela vai escurecer mais um pouco fora do fogo mesmo. Ou faça a calda a sua moda. (quem tem mão boa para calda não tem problemas...a minha calda gruda muito).


Depois de pronta. Reserve.


Pique os biscoitos champanhe em pequenos pedaços alguns vão esfarelar, mas não tem problema junte os farelos para isso já quebre os biscoitos numa vasilha. Pique o chocolate em pedaços bem pequenos ou rale no ralo grosso  e depois junte com os biscoitos quebradinhos na vasilha.



Misture bem e reserve.

No liquidificador junte os 4 ovos, o leite, o rum, o leite condensado e liquidifique bem.


 Coloque os biscoitos com o chocolate na forma caramelizada reservada.

Junte o pudim do liquidificador à forma cuidadosamente para umedecer os biscoitos e depois com ajuda de uma espátula afunde os biscoitos para ajudar que estejam todos embebidos pelo pudim antes de ir ao forno. Asse em forno pré aquecido em banho maria a temperatura de 205°graus por 50 minutos.

IMPORTANTE: O pudim tem que ser desenformado de quente para morno esquentando o fundo, porque o chocolate gruda na calda de açúcar quando esfria. Então o único jeito de desenformar com sucesso é deixar amornar e depois esquentar o fundo no banho maria e desenformar tomando cuidado de soltar bem e cuidadosamente os lados e o centro da forma.Tenha esses cuidados e o seu pudim ficará lindo!






segunda-feira, 16 de junho de 2014

BOLO CARIOCA DE MASSA PRONTA







Minha casa está cheia de hóspedes para copa do mundo e eu gosto de oferecer um bolinho no café da manhã, mas não dá vencimento. Eu apelo para os bolos de massa de pronta feitos segundo suas instruções ficam muito bons. Eu fiz duas receitas e as misturei e ficou perfeito vejam:


INGREDIENTES:
Usei assadeira medida:40X24X3.5cm aquele jogo de assadeiras retangulares o maior tamanho das 3





2 embalagens de massa pronta para bolo uma de chocolate e outra de baunilha ou coco.
Usei uma massa da marca Boa Sorte 400g sabor coco. E a outra massa da marca D.Benta 450g Sabor chocolate

MODO DE FAZER: 

Proceda para cada bolo conforme as instruções de sua embalagem.
Eu usei as duas tigelas plásticas da batedeira. A minha vem com 2 uma para bater bolos e outra para clara em neves. Então para agilizar o preparo eu deixei os ingredientes já no ponto de bater dentro de cada uma e fui de uma para a outra começando pelo bolo branco. Em seguida fui para o bolo de chocolate.







e depois arrumei primeiro o bolo branco na assadeira e depois o de chocolate. Um por cima do outro  ajeitei com cuidado com ajuda de uma espátula para esticar e depois sacudi vigorosamente a assadeira para nivelar.

Assei em forma untada e enfarinhada em forno pré aquecido em temperatura máxima por 10 minutos, quando colocar o bolo reduza a temperatura para 205° graus e asse por 40 minutos ou até que enfiando um palito este saia limpo.







Bem Vindos-2530